Projeto Vamos Navegar

O Projeto Vamos Navegar nasce da história do artesão Ademir José de Santana, morador da Ilha de Itaparica, nascido na comunidade de Porto Sobrado, que aprendeu a criar as embarcações com o seu pai, Américo Santos. Aos 10 anos de idade ele começou a criar os seus primeiros saveiros, para a sua própria diversão, brincando nas águas tranquilas da Ilha de Itaparica. Ao passar do tempo, Ademir se casou e foi morar na comunidade da Gamboa onde começou a aperfeiçoar o seu talento e onde encontrou toda a matéria prima para desenvolver a sua arte e criar vários modelos de réplicas de embarcações, tanto para decoração como para diversão náutica.

O nome Vamos Navegar surgiu da necessidade de projeto criar de uma identidade visual, quando convidado a participar de uma feira em Salvador, então em 2015, o projeto recebeu essa marca criada pelo seu filho mais novo, Afonso Santana.

O Vamos Navegar promove anualmente a regata de mini saveiros, atividade que faz parte da cultura dos moradores da Ilha de Itaparica há mais de 60 anos e que esteve a adormecida por muitos anos, mas a partir dos anos 90 foi resgatada por Ademir. Além das regatas o projeto também promove oficinas, onde pessoas de todas as idades aprendem a construir o seu próprio barco. Nessas oficinas são ensinados conceitos de navegação, o estudo das réplicas artesanais e o aproveitamento de materiais reciclados como pedaços de madeira achados na praia e retalhos de tecidos para as velas.

A Regata de Mini Saveiros Edição de 2017 aconteceu no dia 18 de fevereiro, às 13 h,com saída da Praia de Mar Grande e chegada na Praia da Gamboa.

O evento, que já faz parte da cultura local há mais de 60 anos mas se manteve adormecido. Nos anos 90, após quase 40 anos de esquecimento, a tradição da regata foi retomada pelo Sr. Ademir Santana. Hoje o Sr. Ademir ministra oficinas, onde pessoas de todas as idades aprendem a construir seus próprios barcos com nomes e cores para, no dia da regata, vê-los navegar.

Em 2015, Afonso Santana, filho mais novo do Sr. Ademir, através de sua agência digital concebeu uma identidade visual para o projeto batizando-o oficialmente de Vamos Navegar, dando assim continuidade a essa importante tradição náutica que compõe a identidade cultural da Ilha de Itaparica.

Essa edição da Regata de Mini Saveiros contou com a colaboração do INDI – Instituto de Design e Inovação através do Projeto Design Dialógico com financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado. A regata tem também o apoio local do Supermercado Verdes Mares e nesse ano a entrega das medalhas terá a colaboração do amigo da comunidade, Tatinho.

Ficha Técnica:

Ademir Santana: Artesão e Oficineiro

Afonso Santana: Designer e Relações públicas

Bernadeth Santana: Artesã

Através de oficinas mensais, o Vamos Navegar mobiliza os jovens da comunidade local. Nessas ocasiões eles aprendem a confeccionar réplicas de as embarcações e noções de navegações que serão utilizadas nas regatas anuais.

O Projeto Vamos Navegar busca resgatar a cultura dos mini saveiros da ilha apresentando para as novas gerações esse costume local; fomentar a preservação ambiental, utilizando materiais recicláveis oriundos de mutirões de limpeza realizados com os jovens da ilha e doações de moradores locais; promover e divulgar a estética das embarcações como produto artístico característico da Ilha de Itaparica e ser um espaço de interação promovendo a competição saudável entre os jovens da ilha. Para tanto, busca parcerias para realização das regatas em outras localidades da Ilha, expõe as embarcações em diferentes locais da Ilha e fora dela e estrutura as oficinas para que aconteçam de forma integrada.

Vídeos

Imprensa

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2017/03/13277/Projetos-de-Itaparica-e-regiao-recebem-formacao-em-desenvolvimento-sustentavel.html

Contato

Facebook

Instagram

Whatsapp + 55 71 9 9207 3600

Fixo 71 3633-3858

 

0 Comentários

INSCRIÇÃO EM CURSOS

Enviando
©2017 DESIGN DIALOGICO: UMA ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO CRIATIVA DE TERRITÓRIO
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account