A PEDAGOGIA DO TERREIRO: PEDAGOGIRA, PEDAGOGINGA, PRETAGOGIA.

A Comunidade Caxuté tem desenvolvido sua própria pedagogia baseada em relatos e vivências, onde cada um pode ensinar e aprender com o outro. Tecendo assim a nossa memória e história fortalecida nos ensinamentos de nossos mukixi e na relação com elementos sagrados da natureza.

Na Pedagogia do Terreiro se alfabetiza fazendo costura, catando marisco, fazendo artesanato, catando dendê, fazendo pipoca de Kavungo, plantando milho, fazendo indumentária, fazendo máscaras, vendendo peixe, tangendo gado, tecendo rede, pintando, dançando e brincando, girando saberes sobre culinária, utilizando a experiência de diversos sujeitos da comunidade. Ou seja, o terreiro não nega a diversidade de seu povo, pelo contrário pauta-se nisso para ensinar e aprender.

Essa pedagogia – pedagogira – pedagoginga – pretagogia, pensa e age para que o espaço do terreiro se afirme como um lugar de transformação e de exercício de mudanças, pelo aprendizado de si e da relação com o mundo.

Na Primeira Escola de Religião e Cultura de Matriz Africana do Baixo Sul da Bahia, a Escola Caxuté, temos como base saber escrever a partir de elementos construídos pela cultura negra e ameríndia, possibilitando aos sujeitos construir sua identidade e recuperar elementos perdidos durante o processo de colonização e de dominação.

Deste modo, o próprio terreiro, cujos ancestrais são celebrados por meio de alimentos, folhas, água e outros elementos da terra, é um espaço do campo, sem muros, de atividade coletiva cotidiana. Um espaço onde todos se juntam em prol da coletividade para rememorar práticas ancestrais, gerando uma forma de educar ligada intimamente ao cotidiano do terreiro, com mobilidades diversas e com orientações próprias que expressam as negociações e resistências dos/as negros/as bantu e indígenas, em terra brasileira.

Mam´etu Kafurengá, 2017

0 Comentários

INSCRIÇÃO EM CURSOS

Enviando
©2018 DESIGN DIALOGICO: UMA ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO CRIATIVA DE TERRITÓRIO
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account